pandemia

Estado registra os dois primeiros óbitos pela variante Ômicron

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

O Rio Grande do Sul registrou os dois primeiros óbitos pela variante Ômicron do novo coronavírus nesta segunda-feira. As vítimas foram um homem de 88 anos de Sapiranga e uma mulher de 86 anos de Progresso. Até o momento, estado possui 264 casos confirmados ou sugestivos da variante em 46 municípios.

Os dois pacientes tiveram início de sintomas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com os óbitos ocorrendo em 2 e 5 de janeiro, respectivamente. Ambos eram vacinados contra a Covid-19 e apresentavam comorbidades. O Laboratório Central do Estado (Lacen) realizou os exames que identificaram a variante.

Com muita procura e pouco material, laboratórios mudam a rotina na testagem da Covid-19

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, os óbitos chamam a atenção para "a importância de serem mantidas e reforçadas as medidas de prevenção: completar o esquema vacinal e as doses de reforço, usar máscara e evitar aglomerações".

Entre os casos identificados da variante ômicron, 21 foram confirmados por sequenciamento completo, método mais preciso pelo qual é feita a leitura de toda a cadeia genômica do vírus. Os demais 243 são considerados sugestivos, caracterizados pelas amostras que tiveram o diagnóstico pelo exame de RT-PCR que identifica parcialmente a variante ou aqueles casos que foram confirmados por serem de pessoas com sintomas e que sejam contato desses casos sugestivos.

*Com informações da Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: vacinação contra a Covid-19 com hora marcada tem alta procura em Santa Maria

Registrado o segundo óbito com diagnóstico de Covid-19 de 2022 em Santa Maria Próximo

Registrado o segundo óbito com diagnóstico de Covid-19 de 2022 em Santa Maria

Saúde